Conheci o E+ por meio de uma ação vinculada à liga acadêmica da minha faculdade, em conjunto com André Rocha. No início, me senti nervosa, pois era ( e ainda está sendo ) um ambiente completamente novo pra mim. Porém, o direcionamento e apoio que recebi dos envolvidos me fez perceber que este seria o ambiente ideal para me desenvolver; tanto profissionalmente quanto socialmente.
É, acima de tudo, sumamente admirável o quanto as pessoas envolvidas no projeto se empenham em crescer constantemente - e simultaneamente, ajudar outros jovens com potencial a se inserir no mercado de trabalho.
Mas o que me motiva a contribuir com esse projeto é a humanidade que existe por trás dele. Cada pessoa envolvida é empática ao buscar entender cada particularidade - suas origens, pontos fortes e limitações. Trabalhar com diversas pessoas, com tantos perfis diferentes, pode sem dúvida ter seus desafios. Mas o ambiente de parceria e foco em crescimento sobreleva todo obstáculo que possa aparecer.
Falando de partes técnicas, a metodologia PBL do Empreenda+ é algo que eu mesma utilizo em meus próprios projetos pessoais. Aprendizado baseado em situações reais é algo muito presente dentro da equipe, me ajudando a desenvolver mais autonomia, com foco total em atender os requisitos do mercado e entregas de qualidade.
A dinâmica e propósito do Empreenda+ descontrói muitas concepções errôneas que as vezes temos na nossa cabeça. Muitas vezes, quando nos inserimos em algo novo, nos colocamos um bloqueio por diversas razões - "Não sou capacitado o suficiente" , "Não tenho recursos", "Não sei se vou conseguir" , e por aí vai...
A verdade é que vamos ser constantemente desafiados a sair da nossa zona de conforto, e por mais compreensível que seja a origem desses pensamentos, não devemos deixar que eles trilhem o nosso caminho. Claro que existirão equívocos, pois o processo de aprendizado é contínuo. Mas o Empreenda+ nos ajuda, constantemente, a desenvolver nossa bagagem de conhecimento e a reconstruir nosso valor no meio de tudo:
Maria Fernanda