Pular para o conteúdo

Desafios Pré-Lançamento




Diário E+ — 16/05/2025 

Missão do dia: Lançar o portal www.empreendamais.org para que possamos fechar oficialmente a data do evento no www.hubsalvador.com e começar a travar a agenda dos palestrantes e convidados.

Hoje foi um dia desafiador. A correria para finalizar tudo, colocar toda a equipe para executar a mesma tarefa em tempo real, fazendo com que cada um parasse seus projetos, empresas, contratos e ações para se concentrar numa única missão. E, no fim, ainda enfrentamos dificuldades no entendimento da visão do Empreenda+.

Cheguei ao Hub Salvador em outubro de 2024, interessado em contratar uma estação de trabalho. Lá conheci Alex Fontes, o recepcionista que me apresentou o espaço. No tour, como de praxe, eles pedem para conhecer o projeto de quem deseja alugar uma estação, já que o Hub só pode ceder espaço a pessoas envolvidas com inovação.

Contei tudo o que já tinha feito, expliquei que tinha pausado tudo para estudar Medicina na Argentina — projeto que não deu certo por causa da pandemia. Depois, voltei para o Brasil, tive um filho, o que adiou ainda mais meu retorno ao mercado. Naquele momento, estava reativando os processos com um projeto que hoje chamamos de Central de Vendas (um dia desses escrevo um post só sobre como essa ideia nasceu). Tudo o que fizemos hoje, em 17/05/2025, eram apenas palavras soltas em outubro de 2024.

Sentamos, rabisquei algumas ideias no papel e, para minha surpresa, Alex entendeu tudo o que eu falei em 30 minutos. Isso me impressionou. Estou acostumado a andar anos com pessoas que ainda não entenderam pra onde estou indo — e ele pegou a visão de imediato. Naquele momento, eu já sabia: preciso caminhar com esse cara. Mas fiquei com a pulga atrás da orelha: como ele entendeu tudo tão rápido?

Com o tempo, tudo fez sentido. Alex me apresentou a algumas empresas, rolou alguns orçamentos, uma consultoria nos cedeu acesso ao Hub por um tempo, e começamos a trabalhar juntos. Pouco depois, participei de um evento no Tricenter e conheci Anildo Fontes, pai do Alex e superintendente da Plataforma Invest, e também Elson Sousa, tio do Alex e um dos sócios. Aí entendi tudo: Alex cresceu nesse meio — mercado, captação de recursos, fomento, projetos, editais, rodadas de negócios —, ele respirava isso desde cedo. Tinha tudo nas mãos para fazer acontecer. Faltava só o que faltava em muitos: confiança e estrutura. E eu assumi essa missão com ele.

Tivemos uma tentativa frustrada de abrir um espaço físico para a Central de Vendas com um sócio no Rio Vermelho. Perdemos dezembro, janeiro e fevereiro nisso. Quando voltamos ao Hub em março, já sabíamos que queríamos fazer um evento do Empreenda+ em junho. Mas, na prática, os trabalhos ainda estavam no início.

Lá atrás, quando o conheci, falei da importância de termos uma ONG como sede para rodar os projetos — e que eu já tentava isso havia meses, sem sucesso. Nenhuma sinergia até então. E nada poderia sair do papel sem essa base. Foi Alex, já como nosso Diretor de Expansão, quem encontrou a solução: o Instituto IFAM, em Camaçari. Na primeira ligação, perto do Natal, com Rogério, a sinergia aconteceu. Em fevereiro visitamos e ficamos encantados com a estrutura, os polos, o projeto "Comida no Prato" e, principalmente, com o polo educacional inativo por falta de projeto — exatamente o que precisávamos. A confiança veio ao perceber a conduta ilibada de Jailton, o presidente, e Rogério, diretor financeiro, que assumiu o acompanhamento direto conosco.

No entanto, havia um problema: a presença digital do IFAM era praticamente inexistente. E nada poderia começar antes disso. Eu precisava de três meses para “arrumar a casa”. Mas esse desafio foi também o primeiro objeto de ação da aceleradora de ONGs via PEI360. Colocamos a mão na massa juntos.

Em abril, com o site quase finalizado e as conexões aumentando, os atendimentos e reuniões tomaram conta do mês. Eu não conseguia mais acompanhar os integrantes ou responder dúvidas. Tinha um problema logístico: não podia parar de abrir conexões, pois algumas seriam decisivas. Alex ainda não se sentia 100% pronto para tocar tudo sozinho, pois o ecossistema que montamos é complexo — em camadas, como uma cebola. E, enquanto isso, a equipe trabalhou o mês de abril quase no escuro, na base do “sinal de fumaça”.

Mesmo assim, todos comprometidos com o êxito, finalizamos tudo a tempo e de forma impecável. Eu percebi que cada pessoa estava no lugar certo quando parei de levar trabalho pra casa, pude dormir cedo e não precisei mais trabalhar aos fins de semana para dar conta da agenda. Foi nesse momento que entendi: é hora de abrir o evento.

Vale ressaltar: o crescimento de conexões gera aumento de demandas, que exige mais bolsas, o que puxa mais contratos, termos de confidencialidade, documentos de estágio, assinaturas, gestão financeira, vale-transporte, alimentação, infraestrutura e, o mais importante, SÊNIORES para dividir a execução dos projetos comigo.

Foi aí que Alex assumiu de vez a Diretoria de Expansão, conduziu reuniões e trouxe dois sêniores que fizeram total diferença:

  • Eduardo Trevezani, da Lintech Digital, que entendeu todo o projeto em uma reunião de 40 minutos e imediatamente assumiu um papel — algo que para mim foi inédito.
  • Anna Caribé, do Anna Caribé Studio, também no Hub Salvador, conectou-se com Alex, pegou Juliane Carvalho como estagiária e fundou oficialmente o Empreenda+ dentro do Hub. Agora era real: tínhamos ações concretas em andamento.

Daí em diante, a cadeia se organizou. As pessoas se especializaram, assumiram seus papéis e a engrenagem girou. Os sêniores ensinando, os estagiários executando, a expansão trazendo boas conexões, a Central de Vendas colocando atendimento na mesa, os processos internos se alternando entre os setores. E hoje, está tudo centralizado no setor de BDR, onde Gabriel Panzariello se desdobra para criar campanhas, gerar leads, controlar tecnologias, gerenciar o call center, buscar computadores, comprar peças, encontrar fornecedores, cuidar do financeiro e muito mais. Em breve, o setor administrativo estará estruturado para isso ser mais leve.

Quando parei para fazer um inventário do que já tínhamos produzido, percebi que já havia pauta suficiente para lançar o www.empreendamais.org e, com ele, um evento para mostrar os resultados — com o objetivo de apresentar como aplicamos a metodologia PBL nesse contexto e evoluímos dia após dia.

Faça sua inscrição e veja o que vamos apresentar. Vamos transmitir ao vivo. Não deixe pra assistir depois — a emoção do ao vivo é outra.

👉 Inscreva-se aqui

⚠️ Sobre o desalinhamento mencionado no início:

É essencial entender que tudo deve ser feito pelos integrantes. Nenhum sênior pode finalizar nenhuma atividade. No evento, o que será apresentado é o que os integrantes fizeram, não os sêniores. O papel dos sêniores é extrair o máximo dos estagiários até o dia do evento — e, nos próximos encontros, mostrar a evolução disso.

Portanto, nenhum sênior deve se preocupar em entregar algo 100%. Há limitações: hardware, tempo, deslocamento, software, e principalmente a dedicação sazonal dos estagiários. E são eles que vão relatar no evento como evoluíram. Essa é a essência do Empreenda+.

Desafios Pré-Lançamento
mxtechconsultoria@gmail.com 16 de maio de 2025
Compartilhar esta publicação
Marcadores
Arquivar
Faça login para deixar um comentário
Empreenda + Day
Este é o dia que tiramos para irmos todos para o www.hubsalvador.com e utilizarmos as estações de trabalho de nossos parceiros Wayra e Gettin para imersões empreendedoras incríveis.